segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PROGRAMA 14/02/2012 - TRAVA LÍNGUA

Neste episódio, Sue e Monkey brincam de trava língua. Essa brincadeira, além de muito divertida, também é muito útil para a criança começar desde cedo a treinar a articulação correta das palavras! São várias frases que precisam ser repetidas, parecem fáceis, mas quando você tenta dizer ela mais depressa a coisa complica! 

Antes de começar é legal se aquecer! Vamos sugerir três exercícios:

O primeiro são para os lábios, neste deve-se mover os lábio como se fizesse um biquinho e daí fazer com eles vibrem lembrando o som das letras "br".

O segundo exercício deve-se movimentar a língua como se fosse pronunciar as consontes "trrrr".

O último exercício é bastante útil para melhorar a nossa articulação, que significa movimentar bem os lábios exagerando nos gestos. Daí você pode dizer: segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo, segunda, terça.... e vai aumentando a velocidade conforme conseguir pronunciar corretamente as palavras.


Prontinho! Agora vamos a nossa brincadeira de "Trava Língua"! Seguem algumas frases muito conhecidas que você poderá treinar e quem sabe até brincar junto com os seus amigos:

- O rato roeu a roupa do rei de roma. A rainha raivosa rasgou o resto;
- Três pratos de trigo para três tigres tristes. Três tigres tistes para três pratos de trigo;
- Sabia que o sabio não sabia que o sabiá sabia assobia?
- Casa suja, chão sujo.

E então? Travou já a língua? Lembre-se que para você ficar bom no trava-língua é importante que você treine, quanto mais brincar, melhor você vai ficar!

Um grande abraço. Professora Zazá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário